A mosca-de-estábulo é um inseto muito comum em grandes rebanhos, sendo facilmente encontrada em regiões mais próximas a usinas sucroalcooleiras devido ao acúmulo de produtos orgânicos no solo desses ambientes. Por esse motivo, os responsáveis por rebanhos de gados localizados na região das usinas devem estar sempre atentos aos riscos que esse tipo de mosca pode causar aos seus animais.
De acordo com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), o prejuízo anual gerado aos produtores agrícolas pela mosca-de-estábulos atinge cerca de 350 milhões de dólares. Essa perda é provocada pelas características do inseto, que age como parasita de bovinos e tem hábitos hematófagos. Ao se sentir incomodado pelas picadas do inseto, é comum que o rebanho se agrupe e mantenha distanciamento da água e da comida, o que se reflete em uma perda no ganho de peso em cerca de 20% e uma redução na produção de leite de aproximadamente 50%.
Por isso, para evitar que seu gado seja atingido por essa praga, é importante garantir que algumas medidas de higiene se mantenham sempre em dia na sua propriedade. Uma dessas medidas é a correta destinação dos resíduos orgânicos que podem resultar da alimentação e dos dejetos dos animais. Outra medida para a prevenção das moscas é a drenagem da água da chuva, impedindo o acúmulo de poças que podem servir como chamariz para os insetos.
Já para o combate das moscas-de-estábulo, a Global Control oferece o Target, uma poderosa armadilha que, além de atraí-las e agrupá-las, também as elimina facilmente por afogamento. O Target é um produto 100% biológico, com ótimo custo-benefício e que não contém veneno, o que possibilita que realize um eficaz controle de moscas sem causar riscos ao solo e ao rebanho.